Seia promove formação sobre a Metodologia de Cuidados Humanitude
Publicidade

O Município de Seia, em parceria com o Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social, vai promover nos dias 14 e 21 de março, a Ação de Formação “Metodologia de Cuidados Humanitude – A importância da relação e a sua profissionalização na prestação de cuidados”.

A formação, de 12 horas, decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e dirige-se essencialmente a dirigentes e diretores/as técnicos/as das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com respostas sociais na área da população idosa e/ou com deficiência ou incapacidade, podendo ser alargada a coordenadores/as de equipa, outros técnicos e colaboradores das instituições.

A metodologia de Cuidados Humanitude promove uma “abordagem centrada na pessoa cuidada, mais do que na tarefa, contribuindo para a humanização dos cuidados, o bem-estar dos utentes e a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas instituições. Implementada em diversas organizações, esta filosofia valoriza a relação entre cuidador e pessoa cuidada, fornecendo técnicas que profissionalizam o cuidado e evitam intervenções em força ou não consentidas”, destaca a organização.

A formação será ministrada por Amélia Martins, licenciada em Serviço Social, pós-graduada em Neuropsicologia Clínica e doutorada em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Coimbra. Conta com uma vasta experiência na implementação da metodologia Humanitude em Portugal, Espanha e Itália, sendo co-fundadora e formadora na Cooperativa Via Hominis e membro do IGM Portugal.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, na página de internet do Município (cm-seia.pt).

📸 Instituto CRIAP

Partilhe este artigo...