População das Beiras e Serra da Estrela chamada a analisar mobilidade da região

A Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) tem em curso um inquérito à mobilidade para recolher informações sobre os padrões de deslocação da população.
O inquérito, um estudo essencial para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da região, teve início a 6 de março e decorrerá durante três semanas.
“O inquérito à mobilidade tem como principal objetivo recolher informações sobre os padrões de deslocação da população, permitindo identificar desafios e necessidades na mobilidade da região”, adianta um comunicado da CIMRBSE.
A participação no inquérito, disponível online através do link: https://questionpro.eu/t/AB3urY5ZB3v7TR, é voluntária, anónima e acessível a todos os cidadãos que vivem, trabalham ou se deslocam na região.
Os dados recolhidos “servirão de base para o planeamento de estratégias que possam melhorar a acessibilidade, os transportes públicos, as infraestruturas para peões e ciclistas, e a sustentabilidade da mobilidade” na região.
A CIMRBSE, que integra os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso, “reforça, desta forma, a necessidade de envolvimento da população neste processo de planeamento”, adianta.
A CIMRBSE incentiva a participação de todos os cidadãos, sublinhando que a recolha de opiniões “é fundamental para a implementação de soluções eficazes e ajustadas à realidade local”.
Os resultados do inquérito serão analisados pela equipa técnica do PMUS e “ajudarão a definir as futuras políticas e investimentos em mobilidade na Região Beiras e Serra da Estrela”.