Campeonato de Enduro: Mário Patrão vence classe de motos elétricas
Mário Patrão voltou a vencer entre os concorrentes com motos 100 por cento elétricas na quinta e derradeira etapa do Campeonato Nacional de Enduro Sprint (CNES), que decorreu em Castelo Branco. O piloto de Paranhos da Beira, concelho de Seia, exerceu um domínio absoluto na respetiva classe, tendo triunfado em todas as corridas da temporada.
Desde 2022 que Mário Patrão vem abraçando um projeto assente na sustentabilidade ambiental. Acérrimo defensor da inclusão de uma Classe para motos 100 por cento elétricas nos Campeonatos que se disputam sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), o piloto viu este ano os seus intentos contemplados no regulamento da Federação, permitindo-lhe demonstrar o potencial das motos 100 por cento elétricas em competição, seja pela capacidade de gestão quer pela sua performance.
“Disputámos em Castelo Branco a última prova do CNES. Foi um Campeonato muito interessante. Fizemos todas as provas com a mota 100 por cento elétrica, que era o nosso grande objetivo. Conseguimos a pontuação máxima entre as elétricas, o que foi muito bom. Esta prova teve especiais muito bonitas e muito técnicas e também muito difíceis para a moto. Eram muito longas, o que consome bastante a autonomia. Foi necessário fazer uma gestão de corrida muito grande para conseguir terminar a prova”.
Para Mário Patrão, “esta foi a mais difícil de todo o campeonato, mas felizmente conseguimos e é isso que importa. Estamos muito felizes por isso”, salienta.
No final da prova, o piloto aproveitou para agradecer à Federação por ter permitido ao Campeonato contemplar esta categoria. “Entretanto já há motos mais potentes e esperamos que a Federação nos permita competir com este tipo de motas já no próximo ano, a ver se conseguem ter um pouco mais de rapidez nas especiais, contribuindo para o espetáculo, tendo sempre e essencialmente a preocupação com a sustentabilidade ambiental”. Agradeceu ainda aos patrocinadores por todo o apoio e a oportunidade de continuar a disputar provas no nosso país.
No próximo fim-de-semana vai decorrer uma competição extracampeonato para a qual Mário Patrão se está a organizar para poder participar. Quer correr uma vez mais correr com a moto elétrica, sendo esse “o nosso objetivo e é esse o foco do nosso trabalho: tentar fazer o maior número de provas possível aos comandos de uma moto 100 por cento elétrica”, salientou.
