Festival DME celebra 80 Anos de Música Electroacústica em Seia

O Festival DME – Dias de Música Electroacústica está de regresso a Seia, na região da Serra da Estrela, de 4 a 7 de dezembro.
Esta “edição especial”, que celebra um marco histórico: os 80 anos da música electroacústica, promoverá concertos, residências artísticas e competições para jovens compositores.
Entre os vários eventos, destaca-se um concerto com a Orquestra Ligeira de Gouveia, sob a direção do maestro Hélder Abreu, com as solistas Ana Telles (piano) e Beatriz Costa (violino). Outro ponto alto será a final do concurso Nano Músicos Electroacústicos, uma competição dedicada a peças para instrumento solo e eletrónica, nas categorias de Ensino Artístico Especializado e Ensino Superior, onde serão estreadas as obras dos compositores participantes.
O DME promoverá também diversas atividades junto aos alunos do Conservatório de Seia.
No dia 4 dezembro, pelas 18:30h, no Collegium Musicum – Conservatório de Música de Seia, decorreu o projeto de criação artística “Oboé +”, que promove a escrita de inúmeras novas obras para oboé e eletrónica. Assente num trabalho em residência artística com intérprete e compositor, foram encomendadas obras a compositores como Cândido Lima, António Chagas Rosa, Jaime Reis, Mariana Vieira e Ruben Borges, a serem estreadas por Tiago Coimbra, com apresentações em diversos espaços culturais pelo país, nomeadamente Seia, Castelo Branco e Lisboa.
Já no dia 5 de dezembro, decorre o concurso Nano Músicos Eletroacústicos, destinado a jovens que frequentem o Ensino Artístico Especializado e o Ensino Superior na área da Música, em Portugal.
Os finalistas deste ano na categoria de ensino superior terão a oportunidade de ver a sua peça estreada pelo saxofonista Henrique Portovedo no concerto integrado no Festival DME, que terá lugar dia 6, às 18:30h, no Conservatório de Música de Seia.
De 2 a 6 de dezembro, a pianista Inês Lopes e o compositor Carlos Lopes estarão em Residência Artística na Casa Municipal da Cultura de Seia, para trabalhar numa nova criação musical. Os músicos irão também colaborar com a artista visual Teresa Lopes.
A residência artística termina com o concerto, pelas 21:30h, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.
O DME termina com a “Orquestra Electroacústica”, uma iniciativa do Projecto DME em colaboração com a Orquestra Sinfónica de Gouveia que procura criar ligações entre o passado musical ocidental e o seu presente, questionando o que obras de períodos tão distintos têm em comum e o que as separa.
O programa gira em torno de obras concertantes, que contarão com as solistas Ana Telles no piano e Beatriz Costa no violino, de períodos distintos. Adicionalmente, será apresentada a obra “Connotations”, para orquestra de cordas e electrónica, do compositor Panayiotis Kokoras, que irá transportar o público para um mundo novo, repleto de associações entre as numerosas possibilidades tímbricas dos instrumentos de corda e paisagens sonoras que incluem gravações de comboios, pássaros, vento ou buzinas.
O concerto vai decorrer no Teatro-Cine de Gouveia, pelas 21:30h, e vai ser dirigido pelo maestro Hélder Abreu.