Queijos da Serra da Estrela premiados no World Cheese Awards
Publicidade

Vinte e quatro queijos da região das Beiras e Serra da Estrela foram premiados no World Cheese Awards, o maior concurso mundial de queijos, que este ano decorreu em Portugal, na cidade de Viseu.

A competição, também conhecida como os “Óscares do Queijo”, consagrou o queijo de ovelha amanteigado da Queijaria Quinta do Pomar (Soalheira, Fundão) como o melhor queijo do mundo, um feito histórico para Portugal e um motivo de grande orgulho para a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

Na sua página, a organização do concurso – Guild of Fine Food – anuncia que “um queijo de leite de ovelha macio e de colher, feito por um queijeiro espanhol em Portugal, foi eleito o melhor queijo do planeta nos World Cheese Awards 2024”.

“Esta vitória representa um marco histórico para a região das Beiras e Serra da Estrela, que se destaca pela produção de queijos de alta qualidade, com sabor e aroma únicos, resultantes da combinação de fatores naturais, como o clima, a pastagem e as raças autóctones”, refere uma nota de imprensa da CIMBSE.

A distinção internacional do queijo da Queijaria Quinta do Pomar “coloca, uma vez mais, a região no mapa mundial dos queijos, abrindo novas oportunidades de mercado e promovendo o turismo gastronómico”, é referido.

Esta grande vitória nos World Cheese Awards, a maior e mais prestigiada competição de queijos do mundo, foi acompanhada de mais 23 troféus para as Beiras e Serra da Estrela onde se distinguiram com Super Ouro, Ouro, Prata, Bronze e menções honrosas Great Taste 2024, queijos de Seia, Gouveia, Seia, Celorico da Beira e Fundão.

Com a medalha Super Gold, foram distinguidos o Queijo de Ovelha Curado/Amanteigado, da Queijaria do Armindo (Gouveia) e o Queijo de Ovelha Amanteigado Nuno L. Duarte Alves, o “Queijo da Soalheira Quinta do Pomar Joaquim Duarte Alves” (Fundão).

A medalha Gold foi conquistada pelo Queijo de Vaca e Ovelha e Queijo da Beira Baixa DOP – Amarelo, da Queijos Tavares (Carragozela, Seia); Queijo de Ovelha Amanteigado, da Lacticínios Correia & Barreiras (Santa Eulália, Seia); e Queijo de Cabra Bio, da Queijaria da Caramuja (Gouveia).

A medalha Silver foi atribuída ao Queijo Serra da Estrela DOP Quinta São Cosme (Gouveia); Queijo Ovelha Amanteigado Seia, o Queijinho Floco de Neve e o Queijo Ovelha Amanteigado Seia Pingo Doce pequeno, da Queijos Lagos (Vila Chã, Seia); Queijo de Ovelha e Cabra Curado e Queijo de Ovelha Curado, de Joaquim António Duarte Alves & Filhos (Soalheira); Queijo de Cabra Curado e Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco, da Beiralacte (Alcaria); e Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco, da Queijos Tavares (Seia).

A medalha Bronze foi atribuída a Queijo Ovelha Amanteigado Seleção, da Queijos Lagos (Seia); Queijo de Vaca e Ovelha Alho e Oregãos e Queijo de Cabra Curado, da Queijos Tavares (Seia); Queijo de ovelha curado – Sérgio Armando Reis Augusto – Solar do Queijo (Celorico da Beira); Queijo de Ovelha Amanteigado e Queijo de Cabra, da Queijos Pinto & Judite (Seia); e Queijo da Beira Baixa DOP – Amarelo – Beiralacte (Alcaria).

Por fim, foram atribuídos prémios Great Taste 2024 a dois queijos da empresa Queijos Pinto & Judite (Carragozela, Seia) com o Queijo Ovelha Curado e o Queijo de Ovelha Amanteigado.

O reconhecimento destes queijos “contribui para a preservação do património cultural e gastronómico e contribui para a promoção da região atraindo turistas e compradores internacionais, destacando a qualidade e a autenticidade dos produtos locais e valorizando o trabalho dos produtores”, sublinha a CIMBSE.

Partilhe este artigo...