Capela Nossa Senhora do Ar reabre ao culto
Publicidade

A Capela de Nossa Senhora do Ar, na Serra da Estrela, volta a abrir as portas aos domingos, entre junho a setembro.

Situada na Torre, paróquia de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, o templo tem atividades marcadas para os dias 9 e 16 de junho, 14 e 28 de julho, 11 e 25 de agosto, 15 e 29 de setembro.

Para o Diácono Paulo Caetano, que dinamiza o espaço, este “conjuga a natureza e o sagrado e que acolhe as pessoas que ali se deslocam, quer seja em turismo, trabalho ou mesmo procurando paz interior”. Adianta que as iniciativas propostas destinam-se a toda a comunidade e também aos que visitam este espaço e “pretendem desfrutar de momentos únicos de interioridade”, no ponto mais alto de Portugal Continental.

O esquema das celebrações mantém-se o mesmo dos anos anteriores, com a Celebração da Palavra e meditação do terço. As atividades começam no dia 9 de junho e terminam a 29 de setembro com a meditação do terço. Este ano procurou-se envolver outros grupos e coletividades para animar as atividades: Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”, as Equipas de Nossa Senhora e os Escuteiros de Seia, todos com o objetivo de animarem as Celebrações da Palavra. Nos domingos de intervalo, será feita a reza e meditação dos mistérios do Rosário.

Este ano, a capela de Nossa Senhora do Ar volta a contar com a atividade proposta pelo Grupo Motard Família da Estrela, com missa e a 3ª bênção das motas, no dia 16 de junho, cuja cerimónia será presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

Por fim, Paulo Caetano realça a crescente procura para a realização de visitas de Centro Sociais Paroquiais, bem como pedidos para a celebração de vários casamentos e batizados, “o que significa que este espaço começa a marcar a vida das pessoas”.

Refira-se que a capela dedicada a Nossa Senhora do Ar foi mandada construir, em 1962, pela Força Aérea Portuguesa, quando edificou no ponto mais alto da Serra da Estrela duas torres radar para a Esquadra 13 do Grupo de Detecção Alerta e Conduta de Intercepção.

Esta capela reabriu ao culto em Outubro de 2007, após várias décadas de abandono, por iniciativa da Turistrela, que a recuperou e entregou à Diocese da Guarda. No ano de 2017 foi reposta uma réplica exata do painel de azulejos que serve de retábulo à capela, representando a Ascensão e Coroação de Nossa Senhora, e em julho de 2018 foi entronizada uma imagem de Nossa Senhora do Ar, oferecida pela Força Aérea Portuguesa.

Partilhe este artigo...