União das Misericórdias promove Jornadas de Museologia em Seia

Iniciativa pretende refletir sobre o trabalho a desenvolver no património museológico.
A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Misericórdia de Seia vão promover, no próximo dia 31 de maio, a nona edição das Jornadas de Museologia nas Misericórdias.
Esta iniciativa, que vai decorrer no Auditório da Casa Municipal de Cultura de Seia, pretende refletir sobre a realidade e as potencialidades do património museológico detido em todo o país pelas Misericórdias, inclusive pela de Seia.
Com início pelas 10:00h, a sessão de abertura conta com a participação do provedor da Misericórdia de Seia, Paulo Caetano, da presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, do presidente da UMP, Manuel de Lemos, do presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, e do Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício.
Durante as jornadas, a UMP pretende “aprofundar as boas práticas de conservação e musealização do património das Misericórdias, mas também as oportunidades e desafios que esta oferta cultural poderá representar no desenvolvimento económico e turístico do país e para a sustentabilidade das Santas Casas”, refere em nota de imprensa.
“Através das suas realidades museológicas, as Misericórdias têm a possibilidade de mostrar e divulgar a vasta experiência e conhecimento dos movimentos sociais em cada comunidade, uma vez que ao longo de séculos foram, e ainda são, promotoras de cultura e tradições locais”, pode ler-se no documento.
No final dos trabalhos, onde vão estar em discussão temas como ‘Identidade de um património único’, ‘Património e comunidade: oportunidade e desafio’, ‘A musealização da memória como oferta turística’, ‘Boas práticas de conservação e musealização’ e ‘Intervenção das Misericórdias’, os participantes vão ter a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao Centro Histórico de Seia (Capela do Calvário, Passo da Via Sacra, Capela Românica de São Pedro, Igreja da Misericórdia e Casa do Despacho, Centro Interpretativo de Seia e Centro Histórico), ao qual se segue um momento musical com o Coro Gregoriano da Misericórdia de Seia, na Igreja da Misericórdia, seguido de Dão de Honra.
As Misericórdias têm, atualmente, certa de 82 espaços museológicos que se traduzem em museus, casas museu, núcleos museológicos, centros interpretativos, centros de memória, espaços musealizados, coleções visitáveis, entre outros.
As Jornadas de Museologia nas Misericórdias iniciaram-se em 2014, pela iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel a que a UMP prontamente se associou, tendo já passado pelas Misericórdias do Crato, Óbidos, Albufeira, Bragança, Beja, Santarém e Amarante.