Turismo Centro de Portugal e CCDR formalizam apoio europeu para promoção turística

A Turismo Centro vai contar com três milhões de euros para investimento na promoção turística e sustentabilidade da região, numa iniciativa que contará com uma segunda fase com valor igual.
O termo de aceitação da candidatura “Promoção Turística e Sustentabilidade da Região Centro 2023-2025 da Turismo do Centro foi recentemente assinado na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
O plano de ação contemplado pela candidatura visa reforçar a notoriedade da região Centro de Portugal e a sua dinamização económica, por via da difusão e comercialização da sua oferta turística. Este esforço contribuirá para solidificar a região como um destino turístico sustentável e de excelência. A primeira fase de investimento desta operação, para o período 2023-2025, tem o valor de três milhões de euros.
Raul Almeida, presidente da Turismo Centro, salientou a relevância da candidatura, referindo que o apoio europeu “é muito importante” para todo o território e para a atividade turística na região.
O responsável realçou que a estratégia resulta de longas reuniões com parceiros em toda a região, incluindo Comunidades Intermunicipais, Proveres e outros intervenientes que têm um papel essencial na promoção do turismo regional. “A colaboração e articulação entre todos foi fundamental para alcançarmos este resultado”, sublinhou.
Também presente na sessão, a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, defendeu um trabalho integrado, considerando que o turismo tem “potencialidades” para se desenvolver ainda mais na região.
“Temos de continuar a apostar neste setor e a Turismo Centro de Portugal é a entidade certa para fazer este trabalho. Os apoios na área do turismo têm dado frutos e alcançado resultados”, destacou.
Candidatura assenta em cinco programas
No momento da assinatura, a Turismo Centro de Portugal apresentou os pilares estruturais que estão previstos nesta candidatura. A operação assenta na execução de cinco programas, que se complementam entre si.
O Programa 1 tem como objeto “Campanhas e ativação da marca e destino” e visa a consolidação e reforço da promoção da marca Turismo Centro de Portugal, assim como dos seus recursos e produtos turísticos. O Programa 2, denominado “Instrumentos de promoção e comunicação transversais (online e offline)”, integra um conjunto de ações que asseguram a criação, produção e implementação de instrumentos de comunicação que mantêm e reforçam a presença permanente, inovadora e eficaz da promoção do destino Centro de Portugal nos diversos contextos e plataformas de comunicação.
O Programa 3 tem como base o “Observatório do Turismo Sustentável da Região Centro” e assenta na monitorização da atividade turística regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do setor e da sua cadeia de valor. O Programa 4 é dirigido aos “Instrumentos de promoção e comunicação por produto turístico”, estruturando e dinamizando os produtos turísticos numa lógica de escala, integração e coesão do território e permitindo aproveitar e potenciar as especificidades concretas e diferenciadores da região, com base nos produtos supramunicipais.
Finalmente, o Programa 5 tem como alvo o “Turismo religioso”. Com o objetivo de reforçar o desenvolvimento do Turismo Espiritual e Religioso na região, o programa é concretizado através de uma parceria com a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima e tem como objeto específico os produtos turísticos Fátima, Caminho de Santiago e Património Judaico.