Turismo Centro de Portugal mostra na BTL riqueza e diversidade da região

A Turismo Centro de Portugal vai mostrar o melhor da região durante a 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontecerá de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL.
Este ano, a participação da Turismo do Centro “vai mais além, proporcionando uma experiência envolvente e inovadora aos visitantes”, com um programa que destaca os principais produtos e experiências disponíveis da região e que “está totalmente alinhado com as tendências da procura turística e do comportamento do consumidor”, refere em comunicado.
Tudo isto num “espaço arrojado” de 810 metros quadrados, instalado no Pavilhão 1 da FIL, onde o stand do Centro de Portugal “procurará ser um reflexo da riqueza e diversidade da região”.
“A conceção do espaço obedeceu a cinco princípios fundamentais: sustentabilidade, digitalização, redes colaborativas, diversidade e criatividade e inovação. O espaço reúne as principais marcas regionais, produtos turísticos e entidades públicas e privadas do Centro de Portugal, formando um ambiente representativo da diversidade do território. Desta forma, o stand ganha vida própria, oferecendo uma visão abrangente e cativante do que os visitantes podem encontrar na região”, explica.
Um destaque especial vai este ano para três módulos de ativação: o módulo KIDS Route BTL 2024 | KIDS no Centro, que terá atividades para as crianças e suas famílias; o módulo Caminhos da Fé no Centro de Portugal; e um módulo dedicado ao Turismo Industrial, que contará com um balcão específico de informação alusiva aos parceiros aderentes à Rede Nacional do Turismo Industrial.
Neste módulo, os visitantes podem aceder à primeira edição de um roteiro alusivo à temática e jogar o jogo “Vem descobrir o Turismo Industrial no Centro de Portugal”, numa parede interativa que dá a ganhar dezenas de prémios. Destaca-se, ainda, uma instalação cerâmica comemorativa dos 200 Anos da Vista Alegre e o projeto Lounge Burel Factory.
Toda a região no mesmo espaço
No stand da Turismo do Centro estarão presentes as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões), cinco Redes Colaborativas (iNature, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha e Termas Centro) e cinco comissões vitivinícolas (Tejo, Dão, Beira Interior, Bairrada e Lisboa).
Há ainda espaço para a representação de cinco associações e instituições (Centro de Portugal Film Commission, Universidade de Coimbra, Estações Náuticas, Associação Rota Histórica das Linhas de Torres e Terras da Transumância) e ainda 16 empresas e empresários do setor turístico.
Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca que “a BTL é uma oportunidade imperdível para celebrar a riqueza turística” da região.
“Estamos entusiasmados por oferecer aos visitantes do nosso stand uma experiência única, onde poderão mergulhar nas tradições, na natureza, no património e na diversidade e autenticidade que a nossa região tem para oferecer. Uma visita ao stand da Turismo Centro de Portugal na BTL será mais do que uma experiência turística; será uma imersão no melhor do Centro de Portugal”, destaca.
A BTL acontece de 28 de fevereiro a 3 de março, com os dois primeiros dias dedicados aos profissionais, entre as 10:00h e as 19:00h. No terceiro dia, o público em geral junta-se a partir das 17:00h e até às 23:00h. Nos dois últimos dias, o evento está aberto a todos, das 12:00h às 23:00h (encerrando às 20:00h no domingo). O bilhete diário para o público pode ser comprado online e custa oito euros.