Queijo e requeijão de Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia premiados

Já são conhecidos os 23 melhores queijos de Portugal, escolhidos no âmbito do Concurso Queijos de Portugal 2023 realizada pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios.
A concurso estiveram 172 queijos nacionais de diferentes categorias, naquela que é a principal competição técnica de queijos a nível nacional. Todas as categorias foram premiadas, tendo sido atribuídos 23 títulos de “melhor queijo” e 45 menções honrosas.
O Queijo de Cabra (cura prolongada) “Conde de Vinhó”, da Queijaria da Caramuja, no concelho de Gouveia, é considerado o melhor queijo de cabra de 2023.
O Queijo de Ovelha (amanteigado) “Vale do Côa”, da Lacticôa, em Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, foi considerado o melhor queijo de ovelha amanteigado.
O requeijão de cabra “Quinta da Rigueira”, da Queijos Quinta da Rigueira, em Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, venceu o concurso nacional naquela categoria.
Para a região vieram ainda sete menções honrosas. O Queijo de Ovelha (amanteigado) “Seia”, o Queijo de Vaca (cura normal) “Seia”, o Requeijão (ovelha) “Seia” e o Requeijão (mistura) “Serras de Penela”, todos da Queijos Tavares, em Carragozela, foram distinguidos com menção honrosa.
Foram também contemplados com o mesmo galardão o Queijo de Ovelha (cura prolongada) “Vale do Côa”, da Lacticôa, o Queijo de Mistura (cura normal) “Dão Sebastião”, da LactoSerra, em Valverde, no concelho de Aguiar da Beira, e o Queijo de Cabra (cura prolongada) “Quinta da Rigueira”, da Queijos Quinta da Rigueira, em Meruge.
A competição foi realizada em regime de prova cega, por jurados experientes de proveniências diversas, nomeadamente, representantes do sector queijeiro, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, e da gastronomia, da distribuição, representantes de empresas do sector industrial e comunicação social, informa a ANIL.
O Concurso Queijos de Portugal é considerado como a principal competição técnica de queijos a nível nacional e visa, essencialmente, contribuir para o crescimento e desenvolvimento da indústria de queijo, bem como impulsionar e promover a qualidade do queijo fabricado em Portugal.
CONCURSO QUEIJOS DE PORTUGAL 2023
Queijo Fresco (vaca) – Vencedor: LACTIFEITA (Lactifeita)
Queijo Fresco (cabra) – Vencedor: LACTINOVO (João Ferreira Rodrigues)
Queijo Fresco (mistura) – Vencedor: FLÔR DA SERRA (Queijaria Prado da Sicó)
Requeijão (ovelha) – Vencedor: QUEIJARIA SAPATA – Sapata e Filha | Menção Honrosa: SEIA (Queijos Tavares)
Queijo Fresco (atabafado) – Vencedor: LACTOSABORES (LactoSabores)
Requeijão (vaca) – Vencedor: LACTIFEITA (Lactifeita)
Requeijão (cabra) – Vencedor: QUINTA DA RIGUEIRA (Queijos Quinta da Rigueira)
Requeijão (mistura) – Vencedor: A QUEIJEIRA DO RABAÇAL (A Queijeira do Rabaçal) | Menção Honrosa: SERRAS DE PENELA (Queijos Tavares)
Queijo Flamengo – Vencedor: PAIVA (fatias redondas) (Lacticínios do Paiva)
Queijo de Vaca (cura normal) – Vencedor: QUEIJO DO CAMPO (2 meses) (Frederik Johannis Ampt) | Menção Honrosa: SEIA (Queijos Tavares)
Queijo de Vaca (cura prolongada) – Vencedor: QUEIJO DO CAMPO (1 ano +) (Frederik Johannis Ampt)
Queijo da Ilha – Vencedor: BEIRA (Uniqueijo)
Queijo de Ovelha (amanteigado) – Vencedor: VALE DO CÔA (Lacticôa) | Menção Honrosa: SEIA (Queijos Tavares
Queijo de Ovelha (cura normal) – Vencedor: QUEIJARIA SAPATA (Sapata e Filha)
Queijo de Ovelha (cura prolongada) – Vencedor: 100 % TRANSMONTANO (Maria Odete Dias) | Menção Honrosa: VALE DO CÔA (Lacticôa)
Queijo de Cabra (cura normal) – Vencedor: PAIVA (Lacticínios do Paiva)
Queijo de Cabra (cura prolongada) – Vencedor: CONDE DE VINHÓ (Queijaria da Caramuja) | Menção Honrosa: QUINTA DA RIGUEIRA (Queijos Quinta da Rigueira)
Queijo de Mistura (cura normal) – Vencedor: TRÊS IGREJAS (Queijos Santiago) | Menção Honrosa: DÃO SEBASTIÃO (Lacto Serra)
Queijo de Mistura (cura prolongada) – Vencedor: TRÊS IGREJAS CURA PROLONGADA (Queijos Santiago)
Queijo para Barrar – Vencedor: VALFORMOSO (natural) (Insulac)
Queijo com Culturas de Superfície – Vencedor: ILHA DOS MISTÉRIOS – Cooperativa Leite de Montanha
Novos Sabores Frescos – Vencedor: HERDADE DA MAIA (requeijão de ovelha com doce de abóbora) (Sociedade Industrial Herdade da Maia)
Novos Sabores – Vencedor: TREVO (com piripiri) (Lacticínios Halos)