Município de Seia e Malhas Pinto Lucas aderem à Rede de Turismo Industrial

O Museu das 2 Rodas, em Sangalhos, Anadia, foi o cenário para a cerimónia de adesão de 25 novos aderentes da Rede de Turismo Industrial do Centro de Portugal. A ação inseriu-se nas comemorações do Dia Mundial de Turismo e contou com a presença do Município de Seia e da Fábrica de Malhas Pinto Lucas, de Loriga.
A adesão dos novos aderentes foi formalizada com a assinatura de uma Declaração de Colaboração, entre a Turismo Centro de Portugal, os municípios e os parceiros da rede de Turismo Industrial identificados no decorrer do ano de 2023, no âmbito da futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial. Estes novos aderentes juntam-se aos 22 que já tinham entrado na fase inicial do processo, em 2022, onde se inclui o Museu Natural da Electricidade.

A futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial está a ser desenvolvida a nível nacional, sob a coordenação do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais e Direções Regionais de Turismo. Na região Centro, a coordenação é da Turismo Centro de Portugal.

Raul Almeida realçou que o Turismo Industrial pode ser um forte contributo para o desenvolvimento de outros setores da atividade no Centro de Portugal, além do turismo. “Depois de devidamente estruturado, o Turismo Industrial pode contribuir de forma importante para a indústria, ao promover unidades emblemáticas, e para a preservação do património”, considerou o presidente da Turismo do Centro.
Por outro lado, é um produto que está de acordo com as metas que o Centro de Portugal pretende atingir, explicou Raul Almeida, uma vez que “os recursos do turismo industrial podem ser visitados todo o ano, diminuindo o efeito da sazonalidade, e estão dispersos por todo o território”. “Tudo isto ajuda a aumentar as dormidas e as receitas da atividade turística”, salientou.
Aposta no Turismo Industrial em Seia teve início com as Rotas da Eletricidade
Para o Município de Seia, a aposta no Turismo Industrial é o prolongar de um trabalho iniciado com as Rotas da Eletricidade, centrado no Museu Natural da Eletricidade, na Senhora do Desterro, São Romão.
Este projeto municipal enquadrado no Turismo Industrial permitiu, a partir de 2018, a visita a empresas em laboração, de diferentes setores produtivos que caracterizam, e salvaguardam, a estrutura centenária da indústria de Seia.
São parceiros das Rotas da Eletricidade as empresas da indústria dos lanifícios (Mesclamalva, São Romão), dos têxteis (Malhas Pinto Lucas, Loriga), dos laticínios (Lacticínios Correia & Barreiras, Santa Eulália) e dos curtumes (Curtumes Fabrício S.A., Vila Verde).
A Malhas Pinto Lucas, guardiã do património industrial da vila de Loriga, incorpora agora também a rede nacional Turismo Industrial, assim como o Museu Natural da Electricidade.
#turismoindustrial #TurismoCentrodePortugal #MuseuNaturaldaElectricidade