Romaria à Senhora de Assedace, protetora dos pastores e do gado da Serra da Estrela
Publicidade

A Romaria à Nossa Senhora de Assedace, em Folgosinho, decorre no próximo dia 8 de Setembro e consiste num dos momentos mais marcantes para aquela freguesia do concelho de Gouveia.

Trata-se de um evento anual que assinala a celebração da transumância e onde o sagrado e o profano se fundem num misto de agradecimento, devoção e festa.

A Nossa Senhora da Assedace tem um papel fundamental na espiritualidade das gentes da Serra da Estrela, sendo considerada como a protetora dos pastores e do gado da montanha. “O voto que na Páscoa é feito e a sua romaria em setembro, são a prova viva da memória popular em relação aos lugares que povoam o imaginário de uma comunidade, durante séculos, sobrevivendo em rituais, como a romaria, e em lendas, como a da própria capela da Nossa Senhora da Assedace, mas acima de tudo trata-se de uma inestimável manifestação da cultura imaterial e tradição serranas, e da freguesia de Folgosinho em particular”, refere uma nota do Município de Gouveia.

A relação entre a Serra, as suas gentes e a sua fé mantêm-se intactas desde as Inquirições de D. Dinis, com grupos de várias povoações da serra a pernoitarem de 7 para 8 de setembro, deslocando-se em romaria, para assistir e participar na procissão e em outras cerimónias litúrgicas.

As celebrações religiosas da Eucaristia e da Procissão, organizadas e conduzidas pelo pároco da freguesia e pela Irmandade das Almas, encontram-se marcadas para as 12h00, seguindo-se a depois a merenda comunitária, que constitui um momento de partilha e de convívio entre os fiéis.

Tradicionalmente, o percurso da romaria (e da procissão) iniciava-se em Folgosinho, no adro da Igreja de S. Pedro, subindo a calçada romana dos Galhardos (Imóvel de Interesse Público), iniciando a descida na Portela de Folgosinho, até ao cruzeiro da Assedace, chegando daí à ermida, onde se dá início às celebrações, conduzidas pelo pároco de Folgosinho.

É este trajeto, de cerca de 9 Km, que o Município de Gouveia, integrando a atividade na Rede Cultural Terras da Transumância, propõe a todos os interessados. Um caminho percorrido incontáveis vezes, nos últimos séculos, numa experiência orientada, acompanhada e interpretada da paisagem que, terá inicio pelas 7h30, com concentração junto à igreja de S. Pedro, em Folgosinho, até à Ermida da Nossa Senhora da Assedace.

#Folgosinho #Gouveia #aldeiasdemontanha #terrasdatransumancia

Partilhe este artigo...