Comandante dos Bombeiros de Seia participa em formação internacional de resgate em estruturas colapsadas
Publicidade

Marco Teixeira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Seia, está a participar numa ação de formação transfronteiriça que decorre em Salamanca, Espanha, dedicada a técnicas de resgate em estruturas colapsadas.

A iniciativa insere-se no projeto europeu PROTEPGER-HORIZONTE 27, no âmbito do programa INTERREG POCTEP 2021-2027, que promove a cooperação entre equipas de emergência de Portugal e Espanha.

A formação reúne 20 operacionais — 14 da região espanhola de Castela e Leão e 6 da CIM Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE) — com o objetivo de reforçar competências técnicas em cenários de elevada complexidade, como colapsos estruturais, deslizamentos de terreno ou soterramentos.

O curso combina componentes teóricas e práticas, abordando temas como: análise técnica dos movimentos de terreno; segurança e prevenção de riscos durante o resgate; técnicas de salvamento e assistência a vítimas em situações de soterramento; e utilização de tecnologias e materiais de última geração.

Para a CIMRBSE, esta ação formativa “representa mais um passo na cooperação entre Portugal e Espanha, reforçando o papel dos seus agentes de proteção civil, na preparação e segurança das populações da região”.

O projeto PROTEPGER-HORIZONTE 27 tem como objetivo principal promover a resiliência dos territórios fronteiriços, através da formação, inovação tecnológica e partilha de boas práticas entre entidades de proteção civil de Portugal e Espanha.

📸 Manu Laya e Andrea Mateos

Partilhe este artigo...