Seia apoia esterilização de animais de companhia

O Município de Seia vai promover uma campanha de apoio à esterilização de animais de companhia, com a finalidade de prevenir o abandono animal e controlar a população de animais errantes, promovendo o bem-estar animal e a saúde pública.
A iniciativa aplica-se a cães e gatos de companhia, com mais de seis meses de idade, cujos tutores residam no concelho, com o apoio a ser concedido para a esterilização de até dois animais por agregado familiar.
Atendendo à importância de garantir equidade no acesso ao apoio, o Município vai destinar duas verbas à campanha, no total de 7.500 euros, sendo de 2.500 euros para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómico, devidamente sinalizadas pelos Serviços de Ação Social, e de 5.000 euros para as demais famílias, sendo estes valores financiados pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
As normas de funcionamento e atribuição de apoio à esterilização de animais de companhia foram aprovadas, por unanimidade, pelo executivo municipal no passado dia 30 de julho. A proposta prevê uma comparticipação de 75 euros para esterilização de cadelas, 40 euros para esterilização de cães, 50 euros para esterilização de gatas e 20 euros para esterilização de gatos.
Os candidatos que pretendam beneficiar deste apoio devem submeter a respetiva candidatura, presencialmente, no Balcão Único da Câmara Municipal de Seia, ou por via eletrónica, através do endereço de correio eletrónico canilmunicipal@cm-seia.pt.
As candidaturas serão analisadas, por ordem de entrada, pela Equipa Multidisciplinar de Gestão de Riscos e Desenvolvimento Rural – Canil Municipal, tendo em conta os critérios de elegibilidade estabelecidos e até ao limite da dotação orçamental disponível.
Os procedimentos cirúrgicos de esterilização devem ser realizados exclusivamente nos Centros de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) localizados no concelho de Seia. No caso das Famílias Carenciadas, a marcação da cirurgia será efetuada pela Médica Veterinária Municipal junto da clínica veterinária protocolada.