Oliveira do Hospital encerra comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com exposição de Eduardo Gageiro

A exposição “Memorabilia”, da autoria do fotojornalista Eduardo Gageiro, é inaugurada na Casa da Cultura César Oliveira no sábado, 7 de dezembro, às 16:00h, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Oliveira do Hospital.
A exposição “Eduardo Gageiro – Memorabilia, Fotografias da Coleção de Luís Negrão e Família” celebra a liberdade conquistada na revolução do dia 25 de abril de 1974, através de um conjunto de fotografias da autoria de Eduardo Gageiro, que marcam para a posteridade os momentos mais importantes deste acontecimento da história de Portugal.
As imagens, patentes na Casa da Cultura César Oliveira entre os dia 7 de dezembro e 2 de fevereiro de 2025, assumem-se como uma celebração e convidam o visitante para uma evocação e a oportunidade de exigir a si próprio a necessidade de lutar pela sua perseverança e honrar todos os que lutaram e deram vida à Revolução de Abril.
Neste regresso a um acontecimento memorável, sob a curadoria de Hugo Santos Silva, é possível ver imagens icónicas do 25 de abril de 1974 e retratos incontornáveis de Portugal do séc. XX, com Amália, Sophia de Mello Breyner Anderson, Álvaro Cunhal, Eusébio, General Spínola, Mário Soares e Otelo Saraiva de Carvalho.
Esta é a segunda vez que Eduardo Gageiro enriquece Oliveira do Hospital com uma exposição fotográfica. Em 2010, os olhares daquele que é tido como o melhor fotojornalista português do séc. XX já haviam sido mostrados, numa exposição que esteve patente, ao mesmo tempo, nos edifícios da Câmara Municipal, Casa da Cultura, Caixa de Crédito Agrícola e Igreja Matriz.
Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém, em 1935, mas tem ligações a Oliveira do Hospital, concretamente a Avô e a Meruge, localidades de onde é natural a família materna e paterna. Fotógrafo autodidata, viu a primeira fotografia publicada no jornal Diário de Notícias quando tinha 12 anos. Aos 22 iniciou-se na profissão de fotojornalista no Diário Ilustrado, seguindo-se, entre outros, O Século Ilustrado e a Almanaque. Foi editor da Revista Sábado e colaborador da delegação portuguesa da Associated Press, da Companhia Nacional de Bailado e da Presidência da República. Foi o primeiro português a ser galardoado, em 1974, pelo World Press Photo, com uma foto do General Spínola.
Após a inauguração da exposição “Eduardo Gageiro – Memorabilia – Fotografias da Coleção de Luís Negrão e Família”, na Casa da Cultura César Oliveira, no edifício da Câmara Municipal vai ser descerrada uma placa que assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 em Oliveira do Hospital.
📸 Créditos Eduardo Gageiro – Coleção Luís Negrão e Família