Autarcas do Parque Natural da Serra da Estrela constituem Associação de Municípios
O Parque Natural da Serra da Estrela vai passar a contar a partir desta sexta-feira, 2 de agosto, com uma Associação de Municípios. A cerimónia da escritura pública de constituição desta associação está marcada para as 09:30h, na Nossa Senhora de Assedace, nos Casais de Folgosinho, Gouveia.
A sessão vai contar com a presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, e dos presidentes das câmaras municipais de Celorico da Beira, Carlos Ascensão; da Covilhã, Vítor Pereira; da Guarda, Sérgio Costa; de Manteigas, Flávio Massano; de Seia, Luciano Ribeiro; e de Gouveia, Luís Tadeu Marques.
Os autarcas são todos signatários e membros integrantes desta Associação de Municípios.
A Associação de Municípios do Parque Natural da Serra da Estrela (AMPNSE) “é uma associação de direito público centrada na coordenação das operações de revitalização e desenvolvimento deste território, enquanto resposta capaz de assegurar a implementação dos projetos, de âmbito municipal e intermunicipal, integrados no Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela – PRPNSE”, refere uma nota da autarquia de Gouveia.
“Assim, e tendo em vista a promoção do desenvolvimento económico e social, a AMPNSE tem como principal objetivo promover a cooperação e articulação entre os municípios associados, especialmente no que respeita à reabilitação e desenvolvimento do Parque Natural da Serra da Estrela, procurando promover o desenvolvimento sustentável da região, a recuperação e revitalização do seu património natural e biodiversidade, a inovação e investimento para a revitalização dos setores produtivos e diversificação da base económica da região”, destaca. Pretende ainda combater a perda demográfica e tornar o território “mais resiliente às alterações climáticas e aos seus efeitos, preservando e valorizando o seu principal ativo patrimonial”.
A sede social da Associação é o Centro de Interpretação da Torre, na freguesia de Alvoco da Serra, concelho de Seia, e a duração do mandato do Conselho Diretivo será anual, sendo exercido de forma rotativa.
